Pedal Social & Instituto Brasis

Publicado em 14/04/2013

Instituto Brasis & Pedal Social

O Instituto Brasis realiza mais uma parceria, desta vez sob a vertente em estudos preliminares e ação assistida a partir da problemática que permeia a mobilidade urbana na Cidade de São Paulo. A parceria se deu com o Instituto Mobilidade Verde que realiza o projeto Pedal Social. Juntos, intervimos em um de nossos projetos já em desenvolvimento no bairro do Cambuci. O Ateliê Público Brasis recebeu a intervenção estética, primeiramente, com o propósito de implantar o projeto Pedal Social e promover a introdução da temática aos adolescentes e adultos da comunidade. Referimo-nos como intervenção estética, pois é por meio dela que realizamos a mudança visual e comportamental no espaço público. Instalamos um paraciclo em via pública para 10 bicicletas. Somos o primeiro espaço/projeto que realiza tal intervenção gratuitamente, para prestação de serviço à comunidade. Prática e teoria se aliam na tentativa de solucionar dois grandes problemas enfrentados no âmbito micro e macro da quarta maior cidade do mundo.
A questão mobilidade e valor do transporte público para ir e vir ao trabalho são duas outras vertentes que estão sob o foco de estudos e análises. Esse primeiro processo se deu na implantação e observação das respostas da comunidade. Tivemos uma ótima aceitação. A comunidade reagiu bem às propostas levantadas pelo Projeto Pedal Social. A intervenção estética fora aceita.
Cabe agora acompanharmos o segundo processo, a funcionalidade das prerrogativas: as bicicletas serão usadas por trabalhadores para irem aos seus trabalhos? Esse uso acarretará de fato em uma maior economia aos trabalhadores? Quanto?
É possível implantar serviços públicos sem a intervenção do Estado?
A comunidade cuidará do projeto?

Continuaremos estudando e agindo.

Instituto Brasis
Referência em Estudos & Práticas Políticas e Sociais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s